Antes de iniciar o
trabalho com a turma de 1º ano, é importante que o professor, ao planejar,
organize atividades voltadas para a sistematização das práticas sociais de
leitura e de escrita. A língua portuguesa deve ser o eixo de todas as áreas de
conhecimento.
Ao planejar, o
professor deve estar atento ao tempo
escolar, definindo bem os tempos de leitura e de escrita propostos na rotina
semanal. Outros critérios precisam ser levados em conta:
- organização da turma
na sala (duplas, trios,
círculo etc);
- diferenças (a turma pode ter
crianças em diferentes níveis de conhecimento em relação à escrita. O professor
não deve encarar isso como um problema. Cada aluno é importante e traz
características que devem ser identificadas e aproveitadas. A orientação é
ajustar o foco, pensar nas possibilidades de interação e troca e seguir em
frente com o trabalho);
- o desenvolvimento das
atividades (estratégias de
ensino e etapas);
- recursos
didáticos (materiais a serem
utilizados nas atividades);
- avaliação (desenvolvimento da aprendizagem do aluno, desenvolvimento das atividades, intervenções...)
O planejamento deve
ter como princípio O QUE ENSINAR, PARA QUE ENSINAR, COMO ENSINAR; o professor
precisa ter claro para si, o que espera que os seus alunos aprendam. É
fundamental que as ações pedagógicas previstas no seu planejamento, possam além
de possibilitar os alunos o domínio da técnica do ler e do escrever, a
utilização dessas habilidades em práticas sociais em que a leitura e a escrita
sejam necessárias.
Desde o início, o
professor deve considerar que os seus alunos trazem experiências de leitura e de
escrita de menor ou maior intensidade. Assim, se faz necessário pensar maneiras
ou estratégias para aproveitar esses conhecimentos prévios dos
alunos.
Rotina
Semanal
Organizar uma rotina
semanal é fundamental para orientar o planejamento das ações pedagógicas e o
cotidiano da sala de aula. O professor precisa ter clareza de quais itens devem
ser contemplados e com que regularidade devem ser praticados, possibilitando o
sucesso de todos os alunos no processo de alfabetização.
Uma rotina semanal deve
contemplar:
- Leitura feita pelo professor (variando os gêneros) TODOS OS DIAS.
- Atividades de
reflexão e apropriação do sistema de escrita alfabético (identificação e
reconhecimento das letras do alfabeto, relação letra/som, composição e
decomposição de palavras etc) TODOS OS DIAS.
- Produção
escrita (escrita espontânea
feita pelo aluno, escrita feita pelo professor, texto coletivo etc) PELO MENOS 2
VEZES POR SEMANA.
- Interpretação de
texto (ideia central,
reconhecimento e função do gênero) PELO MENOS 2 VEZES POR
SEMANA.
- Oralidade (desenvolvimento de
habilidades para utilizar a fala nos diversos contextos
sociais)
Cabe ao professor
alfabetizador conhecer e compreender a proposta metodológica do município, para
assim planejar suas aulas baseadas nos princípios contidos nesse
referencial
(REDEALFA).
Segundo Magda Soares
(2003), o professor deverá organizar o processo de construção da leitura e da
escrita de forma sistemática e metodológica. É importante que as atividades
desenvolvidas com os alunos das turmas de 1º ano possam facilitar o acesso às
práticas sociais de leitura e de escrita, assim como, também permitir que as
técnicas do sistema de escrita
alfabética sejam aprendidas - capacidades indispensáveis para a formação
de crianças leitoras e produtoras de textos orais e
escritos.
Referências
bibliográficas:
Pró-Letramento.
Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do
Ensino Fundamental. Alfabetização e Linguagem. Ministério da Educação.
Secretaria de Educação Básica. Brasília. 2008
Referencial de
Alfabetização para a Rede Municipal de Ensino (REDEALFA)
SOARES, Magda Becker.
A reinvenção da Alfabetização. [Presença Pedagógica]. Belo Horizonte, nº 52,
jul./ago. 2003
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